Espaço Conviver, Hospital Dia da CSSR oferece um ambiente terapêutico, acolhedor e estruturado, contando com uma equipe multidisciplinar e multiprofissional qualificada.

A ideia central do tratamento no Hospital Dia da Casa de Saúde Saint Roman é o bem-estar do paciente e a melhora da qualidade de vida. Focamos em uma convivência mais saudável do indivíduo com a sociedade. Antes de qualquer diagnóstico, temos um ser humano que precisa de cuidado, escuta e tratamento humanizado. Focamos na pessoa e não exclusivamente em suas queixas. Palavras que guiam nosso trabalho são autonomias, o fortalecimento emocional, a boa convivência.
Como cada indivíduo é único, ao ser encaminhado para nosso serviço, o paciente passará por uma triagem com nossa coordenação. Uma conversa de acolhimento onde queremos entender minimamente o que trouxe o sujeito ao tratamento e também um pouco de sua história pessoal.
O setor recebe clientes para atendimento regular de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h, proporcionando um acompanhamento contínuo e personalizado para indivíduos em tratamento de transtornos psiquiátricos e dependência química.
A programação do HD é cuidadosamente planejada para atender tanto os clientes quanto seus familiares. As atividades incluem grupos terapêuticos, oficinas temáticas, música e outras expressões artísticas. Temos também educação física, ioga e arteterapia.
Além de atividades tradicionais, incentivamos que nossa equipe proponha atividades terapêuticas diferenciadas e criativas, aproveitando sempre o melhor de cada profissional.
A equipe multidisciplinar conta com psicólogos, enfermeiros, arteterapeuta, educador físico, professora de ioga, músico e cuidadores.
Funcionando há mais de 20 anos, o CITRAD (Centro de Intervenção, Tratamento e Ressocialização de Adictos) é um importante programa de tratamento para pessoas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas, bem como outros comportamentos compulsivos.
O objetivo é a identificação e a intervenção em casos onde o comportamento compulsivo e o uso de substâncias ocorrem sem controle e dele decorrem prejuízos de diversas naturezas (problemas no trabalho, familiares, financeiros, abandono de atividades de lazer que não envolvam a substância, entre outros).

O tratamento busca que o paciente melhore seu entendimento a respeito do quadro apresentado, motive-se para o tratamento e consiga retornar para suas atividades, reintegrando-se aos convívios familiar e social.
Na programação contamos com grupos terapêuticos, orientação com conselheiro de dependência química, grupos temáticos facilitados por psicólogos, educação física, arteterapia e atividades extras que contribuam para uma construção de uma vida mais plena.
Visitas de grupos de autoajuda especializados nos temas tratados aqui ocorrem com frequência.
Nesse setor, também incentivamos atividades para além da temática da compulsão. Acreditamos que, antes de qualquer diagnóstico, há um indivíduo que precisa ser acolhido.