História

Nos últimos 54 anos a Casa de Saúde Saint Roman (CSSR) vem se consolidando como referência na psiquiatria do Rio de Janeiro. Foi idealizada pelo psiquiatra Licínio Ratto que vislumbrava um atendimento psiquiátrico que garantisse a pacientes e suas famílias o retorno ao convívio social. O sucesso da sua filosofia está associado ao modelo implantado envolvendo equipes multidisciplinares.

Inicialmente localizada em Ipanema, a Saint Roman foi transferida para Santa Teresa, onde funciona até hoje, num casarão com instalação maiores e mais adequadas às suas necessidades. Um dos diferenciais da clínica é o trabalho com equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares psiquiátricos e profissionais de apoio. Conta, também, com atendimento farmacêutico 24h e serviço de Pronto-Atendimento prestado pela equipe e médico de plantão 24 horas. Além de oferecer serviço de nutrição em ambulatório para os pacientes. Continua sob administração familiar: Licinio Ratto e seus três filhos: Alexandre Ratto, Marcello Ratto e Luciano Ratto.

Prêmio

O reconhecimento, em nível nacional, da Casa de Saúde Saint Roman foi representado pela conquista, em 1975, do Prêmio Ulisses Pernambucano, com o trabalho "Formação e Treinamento de Equipe Psiquiátrica", tema principal do "Congresso de Psiquiatria, Neurologia e Higiene Mental", realizado no mesmo ano.

Scroll to Top