Reinauguração da Oficina de Brechó

 

 

O Hospital Dia-Espaço Conviver da Casa de Saúde Saint Roman, reinaugurou a Oficina do Brechó, espaço criado há seis anos e que atualmente é coordenado pela psicóloga Analiza Bento. O objetivo desta Oficina é promover a socialização, integração e cooperação dos pacientes com quadros psiquiátricos.

"A Oficina do Brechó tenta reproduzir um contexto comercial e terapêutico, dando responsabilidade aos pacientes na questão da arrecadação do dinheiro e na socialização, uma vez que os recursos desta atividade são revertidos para a realização de atividades externas com eles, como idas aos museus, Maracanã, churrascaria, entre outros eventos. É um importante instrumento para a integração dos pacientes dentro do Espaço", informa a psicóloga.

Para a reinauguração os pacientes receberam doações de familiares e funcionários da Casa de Saúde Saint Roman e fizeram em conjunto a arrumação do local, além de terem ficado responsáveis pelo lanche servido no evento e pela arrecadação do dinheiro.

Segundo a Diretora Operacional da Clínica, Sonária Martins, futuramente o objetivo é abrir este espaço para a comunidade de Santa Teresa para participar e receber doações. "Atualmente, as doações são restritas ao público interno da Clínica e é extremamente importante esta atividade para ajudar no quadro terapêutico e na solidariedade entre os pacientes".

A Oficina do Brechó tem roupas, livros, CDs, calçados, bolsas, acessórios, entre outros produtos e fica localizada na área interna da Casa de Saúde Saint Roman. Funciona nas segundas-feiras, às 10h, e nas terças-feiras, às 14h. O seu funcionamento é restrito aos pacientes, familiares e equipe do hospital.
 
Espaço Conviver (Hospital-Dia)

O Hospital Dia atende pacientes com quadros psiquiátricos e de dependência química. O objetivo é minimizar o processo da evolução da doença, processos de perda social, afetivas e laborativas,  reforço à conscientização da doença e seus tratamento. Dessa forma, busca  reduzir e prevenir processos de agravamento da doença e processos de  internação com  reforço voltado ao   acompanhamento  regular, em programação intensiva, alvo do investimento da Instituição no auxílio a esses clientes.

Essa modalidade,  que vem se mostrando  fundamental na recuperação dos pacientes, utilizando programação especializada , vem cumprindo importante função nos últimos anos, ao garantir ao paciente e aos seus familiares, assistência intensiva, com programação  concebidas de acordo com as indicações médicas e  necessidades individuais, estimulando a adesão ao tratamento, o desenvolvimento da autonomia, melhora no aspecto sócio-afetivo e prestando apoio à família no período decisivo da recuperação do indivíduo.