História

A Casa de Saúde Saint Roman é uma instituição com 48 anos de história, reconhecida pela sua experiência no tratamento de pacientes psiquiátricos e dependentes químicos e atendimento diferenciado, dando ênfase à ressocialização e minimizando o processo de estigmatização e o isolamento do paciente. Inicialmente localizada em Ipanema, a Saint Roman foi transferida para Santa Teresa, bairro situado no alto de uma serra entre as zonas sul e central, com uma vista privilegiada da cidade, onde funciona até hoje, num casarão com instalação maiores e mais adequadas às suas necessidades.A Clínica foi idealizada pelo psiquiatra Licínio Ratto, desde 1966, que vislumbrava um atendimento psiquiátrico que garantisse a pacientes e suas famílias o retorno ao convívio social. O sucesso da sua filosofia está associada ao modelo implantado envolvendo equipes multidisciplinares.

Durante o período de 1971 a 1985 a Saint Roman passou por um processo de expansão, aumentando a sua capacidade de leitos. Nessa época prestava atendimento exclusivo a crianças e adolescentes, através do SUS, tendo encerrado nesse mesmo ano a sua atuação nesta área. Assim, em maio de 1985 inaugurou o Serviço Psiquiátrico de Internação Particular, destinado a adultos. A Clínica passou a atender por meio de convênios com diversas empresas e planos de saúde.

O reconhecimento, em nível nacional, da Casa de Saúde Saint Roman foi representado pela conquista, em 1975, do Prêmio Ulisses Pernambucano, com o trabalho "Formação e Treinamento de Equipe Psiquiátrica", tema principal do "Congresso de Psiquiatria, Neurologia e Higiene Mental", realizado no mesmo ano.

Durante durante todos esses anos, a Saint Roman aprimorou e passou a oferecer um atendimento personalizado e humanizado aos pacientes e familiares no tratamento dessas patologias, dentro de uma estrutura de excelência, seja nos serviços de internação e ambulatorial, se consolidando com centro de referência nos atendimentos psiquiátrico e dependência química.

A Clínica acredita na melhor qualidade de vida dos pacientes e familiares através de uma filosofia multiprofissional no tratamento dessas patologias e investe num trabalho voltado para a integração e a solidariedade dos profissionais que formam sua equipe.